Saúde Mental levada a sério!


A saúde mental é uma assunto delicado pois algumas pessoas ainda insistem em minimiza-lo. 
Os crescentes diagnósticos de TEA ( Transtorno do Espectro Autista) e de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ou a exposição dessas condições, podem passar a ideia que isso não passa apenas de "MiMiMi" para justificar falta de atenção, desorganização e atitudes irresponsáveis.
Assumir publicamente que faz terapia ou que faz uso de alguma medicação para auxiliar no tratamento da questão mental é muito difícil para algumas pessoas.
Porque  temos tanta dificuldade em levar a saúde mental a sério? Porque achamos que procurar ajuda de um profissional é perca de tempo e dinheiro? (Fica a reflexão).
Certa vez eu estava assistindo a um PodCast em uma dessas plataformas famosas de vídeo onde o entrevistado era um comediante que, por hora era um tanto famoso. Esse comediante sustenta em suas histórias que foi abandonado pelo pai e faz piadas com isso em seu show. Em um dado momento da entrevista ele afirma que: "Para que pagar (gastar dinheiro)para conversar com uma pessoa?", isso em relação a fazer terapia. Tendo em vista que essa pessoas tem milhares de seguidores em suas redes sociais, algumas afirmações feitas depreciam o trabalho de psicólogo, terapeuta, etc. Há quem diga que foi apenas piada mas esse tipo de piada fazem milhares de pessoas perecer por não querer procurar ajuda de um profissional por achar que se tornará uma piada aos olhos de terceiros.  Nenhum momentos esse sujeito salientou que era apenas piada, que buscar ajuda de um profissional é importante.
Segundo a OMS, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. Ainda segundo a OMS, estima-se que quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofram com depressão. Esses números são bastante expressivos.
Para concluir, gostaria de lembrar a você que não hesite em procurar ajuda de um profissional. Fazer compras ou gastar dinheiro só te trará um alívio momentâneo. 
A resistência em procurar ajuda pode custar suas saúde mental. Pode custar sua vida. Leve sua saúde mental a sério.

Helton Pontes

Comentários